O que é o Adobe Firefly

o que e o adobe firefly 1

Adobe Firefly: O que é e como pode ser aplicado aos seus projetos criativos

Olá, pessoal, tudo tranquilo? Se você chegou até aqui, provavelmente está ansioso para saber mais sobre o Adobe Firefly, não é mesmo? Então, não se preocupe, porque contarei tudo o que você precisa saber sobre essa incrível ferramenta da Adobe.

Agora não tem mais volta, a inteligência artificial veio para dominar todos os segmentos de mercado. Seguindo a grande onda de geração de imagens com inteligência artificial, a gigante Adobe não ficou para trás.

Acompanhamos nos últimos meses uma grande explosão de empresas que ninguém nunca havia ouvido falar, como a OpenAi, MidJourney ou Stable Diffusion, Starryai. Até o grande banco de imagens Shutterstock aderiu à ideia.

Historicamente a Adobe sempre foi conhecida por seus incríveis recursos e ferramentas de edição gráfica, mas agora ela surpreendeu a todos com o lançamento do Adobe Firefly, se juntando a diversas outras empresas que estão entrando nesse novo mundo de possibilidades ilimitadas com a inteligência artificial.

Neste post, daremos uma olhada no que o Adobe Firefly pode fazer, seus recursos mais legais e como ele pode ser implementado em suas ferramentas de criação favoritas.

O que é o Adobe Firefly?

O Firefly é um conjunto com diversas funcionalidades fantásticas de criação e edição de imagens, ilustrações, vídeos, textos, vetores, elementos 3D e outros recursos criados a partir de prompt de texto e reproduzidos com inteligência artificial.

Ele consegue analisar um texto e, em seguida, gerar uma imagem com base nas palavras usadas. O usuário pode escolher entre diferentes categorias de imagens, como paisagens, retratos, artes abstratas e muito mais.

A ideia é que ele seja integrado em todas as aplicações da Adobe, incluindo Photoshop, Illustrator e Premiere Pro em breve. Essa ideia inclusive não é novidade para os usuários do Stable Diffusion que já possui um plugin para Photoshop e Blender

O software é alimentado por algoritmos de aprendizado de máquina treinados em uma grande variedade de elementos visuais. Esses modelos conseguem gerar novas imagens e designs semelhantes em estilo e qualidade às imagens originais.

O Adobe Firefly consegue criar designs a partir de uma ampla variedade de fontes, incluindo imagens existentes, texto e até mesmo esboços realizados à mão. O software é projetado para ser fácil de usar e é acessível mesmo para iniciantes em design. Ele permite que os usuários criem arte de alta qualidade em questão de minutos, em vez de horas ou dias.

O Adobe Firefly tem muitos recursos interessantes que podem ajudá-lo a criar muitas coisas incríveis. Confira agora alguns dos principais recursos.

Preenchimento sensível ao conteúdo avançado

Duas ferramentas que foram uma grande inovação no Adobe Photoshop, como a  “preencher” e o preenchimento sensível ao conteúdo, foram elevadas a um próximo nível com o Firefly.

No Photoshop, o preenchimento sensível ao conteúdo, cria algo novo extraindo as informações da imagem em questão. Porém, com o Adobe Firefly você seleciona a área que deseja preencher e automaticamente ele te entrega diversas opções de imagens com base no Adobe Stock personalizando ela conforme a sua imagem em tempo real.

Em outras palavras, ele não preenche sua imagem apenas com base nos pixels em volta, mas sim no banco de imagens inteiro do Adobe Stock. Isso é sem dúvida um avanço impressionante para a indústria da computação gráfica.

Imagens estendidas na proporção que você precisa

Uma função que está alinhada a o preenchimento sensível ao conteúdo é o que a Adobe chama de imagem estendida, onde você simplesmente escolhe a proporção para onde você vai usar a imagem como um story para o instagram de 9:16 ou para o feed com a proporção de 1:1 que é o formato quadrado do feed. Você também pode escolher a opção de preencher o entorno da imagem para ela ficar no tamanho Widescreen com todos os elementos e objetos criados automaticamente em tempo real.

Substitua um objeto digitando o que deseja

Com a função de pintura interna você consegue selecionar qualquer área da imagem e pedir para o Firefly  substituir por outras coisas simplesmente digitando um texto.

Use o retrato inteligente

Uma função que já estava na seção dos filtros neurais do Photoshop é  o retrato inteligente que pode mudar a feição do rosto da pessoa aumentando ou diminuindo o sorriso, olhos, cabelo, nariz ou deixando a pessoa mais jovem ou mais velha. 

Crie vetores a partir de um rascunho de papel

Para agradar a toda comunidade de criadores, o Adobe Firefly, não se limita apenas a criar imagens como o Midjourney ou outras plataformas. 

A Adobe chegou na frente com a opção de criar vetores, sendo essa uma grande novidade diferenciada para todos os designers. O GPT-4 da OpenAi, já havia lançado uma funcionalidade semelhante que no caso consegue criar sites em HTML também a partir de um wireframe.

Essa ferramenta é extremamente útil para criação de logos, visto que o processo de criação de um designer profissional parte da criação e imaginação própria sem depender de outras ferramentas de computação gráfica.

Ou seja, você inicia o seu processo criativo com originalidade sendo um verdadeiro profissional. Partindo desse princípio que você já realizou o seu brainstorming com todas as suas ideias iniciais, está na hora de você expandir ainda mais suas opções para ter uma arte realmente única.

Na prática, o Adobe Firefly, realiza o processo de pegar suas ideias do papel e sugerir novas opções totalmente alinhadas com o seu processo criativo. Como já não bastasse tanta variedade, o arquivo sendo em vetor, você ainda consegue personalizar com base na opção que você escolheu. Sendo assim podemos observar que isso é realmente ótimo para criar projetos originais com a inteligência artificial.

Geração de imagens com base em texto

O recurso mais básico do Adobe Firefly é a capacidade de converter texto em imagens.

Basta você solicitar o que deseja e escolher as opções que o sistema disponibiliza para você, como o estilo de imagem, iluminação ou composição. 

Como mencionado anteriormente, o Firefly pode analisar um texto e, em seguida, gerar uma imagem com base nas palavras usadas. 

Os usuários podem inserir uma descrição de um objeto ou ideia, e o Firefly criará uma imagem que corresponda a essa descrição. Isso com certeza é muito útil para designers, ilustradores e artistas que precisam criar imagens rapidamente.

A vantagem do Adobe Firefly é a forma de criar imagens com uma interface mais intuitiva que ao contrário de outras plataformas como o Midjourney ou Stable Diffusion que é necessário criar códigos ou prompts de textos além das palavras.

 

Edição de texto

Além de criar imagens, o Firefly também pode ser usado para adicionar estilos ou texturas ao texto. O Adobe Firefly vem com uma série de efeitos de texto, que os usuários podem aplicar a qualquer texto inserido. Esses efeitos incluem gradientes, texturas, sombras e muito mais. Isso pode ser útil para designers gráficos e artistas que precisam de uma maneira rápida e fácil de criar títulos e texto personalizados.

Templates para redes sociais

Aqui você também digita o texto e o Firefly em um passe de mágica cria o template do tema que você pediu. Adicione a imagem que deseja que o firefly deixa tudo pronto pra você.

Recolorir vetores

O Adobe Firefly também inclui um recurso que permite aos usuários recolorir vetores. Isso pode ser útil para você alterar rapidamente a cor de uma imagem vetorial.

Edição de vídeo

Você pode usar o Adobe Firefly para alterar o clima, a atmosfera ou o humor de um vídeo usando apenas algumas palavras. Por exemplo, se você quiser transformar um vídeo diurno em um vídeo noturno, basta digitar “noite” e o Firefly irá alterar as cores e as configurações do vídeo para criar um efeito noturno. Você também pode adicionar ou remover objetos do vídeo usando as ferramentas do Premiere Pro.

Lançamento do Firefly no Adobe Summit 2023

O Adobe Summit é um evento realizado pela empresa para mostrar os lançamentos das suas principais tecnologias e novidades. Durante o evento, a empresa anunciou uma série de inovações e oportunidades relacionadas à inteligência artificial generativa.

Uma das principais novidades apresentadas foi Adobe Firefly, segundo David Wadhwani (presidente de mídias digitais) e Anil Chakravarti (presidente de experiências digitais) o Firefly é um conjunto de modelos gerativos criados especificamente para a geração de conteúdo criativo. O primeiro modelo, que está em fase beta, foi treinado com centenas de milhões de imagens de estoque da Adobe e de conteúdo de licença aberta, e é capaz de gerar imagens e textos com base em descrições de palavras.

Os presidentes da Adobe, dizem que o Adobe Firefly foi criado para se tornar um co-piloto criativo para os usuários da Adobe. Com a ferramenta, os usuários poderão gerar uma grande variedade de conteúdo criativo de maneira mais rápida e fácil, permitindo que os profissionais de marketing e criativos possam trabalhar com mais eficiência.

Outra grande novidade apresentada pela Adobe no evento foi a integração do Adobe Firefly com o Experience Cloud, permitindo que os usuários gerem conteúdo seguro para uso comercial e o usem em diferentes aplicativos, como e-commerce e outras aplicações. Com a integração do Adobe Firefly ao Adobe Experience Manager, os usuários poderão gerar conteúdo criativo de maneira mais rápida e fácil, e também terão acesso a poderosas ferramentas de análise para entender quais variações de cor, textura, entre outras, são mais eficazes em diferentes contextos.

Além disso, a Adobe também anunciou uma série de serviços de inteligência artificial chamados Sensei General AI Services, que ajudarão os profissionais de marketing e os praticantes de experiência do cliente a aumentar a produtividade sem aumentar a carga de trabalho. Esses serviços incluem geração de copy marketing, criação de experiências conversacionais, criação de público, criação de jornadas e geração de legendas.

Durante o evento, os executivos da Adobe destacaram que a inteligência artificial generativa será uma ferramenta fundamental para aprimorar a experiência do cliente e gerar novas oportunidades de negócios. Eles afirmaram que a integração do Adobe Firefly ao Experience Cloud e a criação dos serviços Sensei General AI são apenas o começo de uma grande jornada que a empresa está empreendendo para transformar o mercado de tecnologia e marketing.

NVIDIA: A empresa por trás da inteligência artificial

nvidia picasso service adobe firefly
nvidia picasso service adobe firefly. NVIDIA Picasso, a Cloud-Based Generative AI Service for Creating Images, Videos, and 3D Applications

 

Praticamente todas as empresas que vemos atualmente surgindo no mercado estão crescendo nessa magnitude graças ao poder de processamento de dados que teve um avanço com o surgimento das novas tecnologias da NVIDIA como o RTX.

Inicialmente com o lançamento das placas de vídeo RTX 3060, 3070 e 3080, por exemplo, novos mercados surgiram como o de criptomoedas e o metaverso. Tudo isso só se tornou possível graças à NVIDIA.

“A IA generativa está impulsionando a rápida adoção da IA e reinventando inúmeras indústrias”, disse o fundador e CEO da NVIDIA Jensen Huang.

Não sabemos tudo o que acontece nos bastidores dessas grandes empresas, mas parece que está tudo muito alinhado e planejado. Repare, assim que o metaverso e o Bitcoin perderam força, a inteligência artificial surgiu.

Ou seja, parece que eles perceberam que o metaverso não estava sendo o melhor caminho no momento para seguir e traçaram novos rumos em direção à inteligência artificial. Esse mercado não morreu, apenas deu vez para a AI. E no futuro tudo estará trabalhando simultaneamente, em sincronia.

Empresas como a Adobe, Shutterstock, Getty Images são parceiras da NVIDIA utilizando a  tecnologia NVIDIA DGX™ Cloud integrado ao NVIDIA Picasso, sendo essa Inteligência Artificial generativa de última geração capaz de criar as imagens, textos, vídeos e objetos 3D com malha e geometria de altíssima qualidade.

Eles irão co-desenvolver os modelos com foco em transparência tornando o conteúdo mais autêncico, desenvolvidos pela Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo da Adobe .

Conclusão

Em resumo, a Adobe está investindo fortemente em inteligência artificial generativa e acredita que essa tecnologia será fundamental para aprimorar a experiência do cliente e gerar novas oportunidades de negócios. Com o Adobe Firefly e os serviços Sensei General AÍ, a empresa está criando ferramentas poderosas que ajudarão os profissionais de marketing e criativos a trabalhar com mais eficiência e criar conteúdo mais criativos.

No entanto, a equipe da Adobe reconhece que ainda há muito a ser feito para aprimorar a inteligência artificial generativa e torná-la ainda mais eficiente e eficaz. Por isso, eles convidaram os usuários a se inscreverem no beta do Adobe Firefly e a dar feedbacks para ajudar a empresa a continuar melhorando seus produtos e serviços.

Nos diga o que achou do post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Artigos

o que e o adobe firefly 1

O que é o Adobe Firefly

O que é o Adobe Firefly. Descubra o poder do Adobe Firefly e crie designs incríveis em minutos! Conheça a maior inovação da Adobe desda invesão do Photoshop.

Donwloads

curso design grafico online

Aprenda Design Gráfico e Photoshop do zero ao ao Avançado

Crie artes incríveis, mesmo sendo iniciante, com esse treinamento completo!

© 2024 Feras do Design® 

plugins premium WordPress